sábado, 27 de dezembro de 2008

PERSONAL TRAINER ESTILO COACH







O COACH




A palavra coach vem da língua inglesa e representa a pessoa que controlavaa carruagem ou seja o cocheiro, a pessoa que conduz outras pessoas através deum veículo, o importante é que a decisão do caminho a ser seguido é feita emcomum acordo entre passageiros e cocheiro e, portanto, certamente será maisbem aceito e implementado pelos dois lados.
Usando ainda essa analogia, para facilitar o entendimento, o condutor é ocoach e os passageiros são os coachee.
Desse pequeno texto, podemos avaliar alguns pontos:
  • O conduzido deve entender e aceitar a preposição do condutor como orientação.
  • O conduzido deve entender e aceitar que o caminho escolhido em conjuntodeterminará a melhor resposta.
  • O condutor quando indica o caminho, não está oferecendo uma sugestão,uma opinião ou um conselho e sim uma orientação.
  • O conduzido deve entender que a orientação feita pelo condutor não possuiconotação pessoal ou que interesse apenas para uma das partes.
COMO SER UM PERSONAL TRAINER ESTILO COACH?

P.T. Coach deve:
• Conduzir os seus pupílos, fazendo-os entender e aceitar um melhorcaminho por meio do entendimento e não da obrigatoriedade, do medo ou do martírio.
• Trabalhar os pontos mensuráveis e importantes para cumprir com os objetivos do treino, conforme o nível de treinamento que seu cliete se encontra.
• Aplicar constantemente feedback para seu clientes e onde eles própios podem responder, escolhendo indicadores mais adequados para cada nível de treinamento.
• Atuar eticamente em cima do microciclo, macrociclo, motivação e acompanhamento pós-treino, conforme o nível de treinamento do cliente.
• Saber a diferença entre potencial e desempenho.
• Saber recuperar desempenho insatisfatório.
• Saber desenvolver plano de ação, e reforçá-lo a cada momento.
O Estilo Coach é baseado em três pilares básicos:
• Atitude Coach
• Habilidade Coach
• Crença Coach
>>>Atitude Coach<<<
O P.T.coach deve entender com clareza o seu papel como orientador e motivador,entender que as pessoas possuem comportamentos, estilos e necessidades diferentes,que possuem valores diferentes dos seus pares e muitas vezes completamentediferentes dos seus.O P.T. precisa ter atitudes que movimentem o cliente no sentido do autodesenvolvimento, sempre focado nos objetivos.


>>>Habilidade Coach<<<
A habilidade é saber diagnosticar de forma objetiva o nível no qual se encontra o cliente, detectar os pontos fortes e os pontos a melhorar de forma objetiva, aplicar o plano de ação e determinar métricas de mensuração e prazos de reavaliação.Aplicar modelo de feedback.A comunicação é a habilidade do P.T. coach mais relevante. A comunicaçãobusca estabelecer diálogos produtivos focados em ações mensuráveis,cria um ambiente favorável ao feedback positivo, de recuperação ou reforço, deforma que os clientes entendam esse procedimento como rotina de trabalho, ao mesmo tempo que percebam, de forma clara, os critérios e os pesos utilizados nas avaliações do trabalho.

>>>Estilo Coach: Crenças<<<
Se um Personal Trainer acredita que seus clientes sejam pessoas limitadas, que não possui capacidade para mudar, isso significa que esse Personal Trainer não conseguiráser um coach, pois é necessário acreditar que as pessoas possuem recursos internos e podem mudar suas atitudes, formas como percebem as coisas, níveis deconhecimento e habilidade, ou seja, que podem ser melhoradas.

“As pessoas são rascunhos de Deus queprecisam ser retocados diariamente.”(Guimarães Rosa)

As pessoas possuem capacidade de mudar, desde que percebam que a mudança seja positiva. Toda mudança exige coragem, uma vez que a tendência humana é permanecerna zona de conforto, ou seja, a continuar fazendo o que sempre foi feito. porem, o aluno deve entender todo o processo e não apenas receber a informação de como deve ser feito, aumente o conhecimento de seu aluno, e adote um postura de professor, será reconhecido por isso.
Pense, Estude, seja criativo e faça com que seu treinamento personlizado se torne um TREINO PERFEITO.